top of page

A Dança 03 é uma obra de arte deslumbrante criada por Ângela Barbour. A artista contratou uma bailarina para posar para ela, captando seus movimentos rápidos e lentos em milhares de desenhos e pinturas. Usando uma técnica única, Barbour recriou esses movimentos de memória, pintando com uma mão e apagando com a outra para criar um efeito Palimpsesto. O resultado é uma representação deslumbrante da fluidez da vida e da importância de deixar o passado para trás para abraçar plenamente o momento presente. Perfeito para amantes e colecionadores de arte que apreciam a beleza do movimento e o poder da arte como representante única da vida.

Dança 03

R$ 8.000,00Preço
  • Ângela Barbour

    Da série Dança, 03,  1997

    AST, 60 x 30 cm.

    Trabalhos executados em Acrílica sobre Tela, 

    Participou da Exposição Individual da artista “Palimpsesto Espaço-Temporal” no Palácio Nove de Julho em n1997.

     

    Nesta série Ângela Barbour, contrata uma bailarina para posar para ela dançando, e os registros desde movimentos rápidos até poses mais modeladas vão se multiplicando, durante mais de um ano de trabalho conjunto.

    Foram produzidos milhares de desenhos , aquarelas,  esboços e pinturas.

     

    Depois desta fase a artista passa a registrar os movimentos da dança que permanecem em sua memória, em especial em pinturas ao vivo na forma de Performance , onde pinta com uma mão e apaga com a outra, num movimento contínuo de palimpsesto, simulando o palimpsesto Fisiológico, ou o apagamento das imagens na retina para podermos ver outras novas. 

    Lembrando que a formação da artista que também é farmacêutica bioquímica faz com que sua produção tenha um caráter muito especial.

     

    A artista relaciona isto com a própria existência, não podemos viver um momento se ficarmos presos no momento precedente, ou seja, para cada novo momento devemos apagar o anterior.

     

    O que resta ao final é a amálgama de todos este movimentos semi-apagados mas fortemente experienciados.

     

    Estas pinturas desenvolvidas durante os anos de 1995 a 1997 foram expostas na exposição individual da artista no Palácio Nove de Julho, assim como na mostra Pittori Brasiliani em Taranto na Italia em 1995, no Consulado Italiano em Guarulhos, entre outras. Foram objeto de diversas premiações e está em importantes coleções internacionais.

     

    Destas séries restam, com a artista, apenas 5 obras que aqui se apresentam restauradas e disponíveis para aquisição.

  • Nesta série Ângela Barbour, contrata uma bailarina para posar para ela dançando, e os registros desde movimentos rápidos até poses mais modeladas vão se multiplicando, durante mais de um ano de trabalho conjunto.Foram produzidos milhares de desenhos , aquarelas, esboços e pinturas.Depois desta fase a artista passa a registrar os movimentos da dança que permanecem em sua memória, em especial em pinturas ao vivo na forma de Performance , onde pinta com uma mão e apaga com a outra, num movimento contínuo de palimpsesto, simulando o palimpsesto Fisiológico, ou o apagamento das imagens na retina para podermos ver outras novas. Lembrando que a formação da artista que também é farmacêutica bioquímica faz com que sua produção tenha um caráter muito especial.A artista relaciona isto com a própria existência, não podemos viver um momento se ficarmos presos no momento precedente, ou seja, para cada novo momento devemos apagar o anterior.O que resta ao final é a amálgama de todos este movimentos semi-apagados mas fortemente experienciados.Estas pinturas desenvolvidas durante os anos de 1995 a 1997 foram expostas na exposição individual da artista no Palácio Nove de Julho, assim como na mostra Pittori Brasiliani em Taranto na Italia em 1995, no Consulado Italiano em Guarulhos, entre outras. Foram objeto de diversas premiações e está em importantes coleções internacionais.Destas séries restam, com a artista, apenas 5 obras que aqui se apresentam restauradas e disponíveis para aquisição.

Página de Produto: Stores_Product_Widget
bottom of page