Cildo Oliveira
Visual Artist Photogaph Curator Arts Teacher
Cildo Oliveira artista visual trabalha as questões ligadas ao meio ambiente, à sustentabilidade e a ambiguidade entre a identidade social e a pessoal, utilizando preferencialmente papel manufaturado por ele elaborado. Busca um caminho integrado entre os dois conceitos – identidade e diferença - determinando diversas vertentes na criação de suas alegorias, estórias e narrativas, plasmadas em mapografias imaginárias, apropriadas de documentos e registros da presença holandesa em Recife, sua cidade natal.
Em outra faceta Cildo apropria-se da iconografia indígena brasileira, “como referência para a criação de signagens, nas quais o mote é o rio e seus habitadores, sua fauna, sua flora e seus mitos”, explica. A historiadora de arte Radah Abramo disse que “trata-se de uma questão de método e de crença no potencial de transformação do homem”.
Alterna seu trabalho entre o objeto tridimensional e as formas planas. O constante na atividade do artista é a multiplicação do modo de fazer e de expor, criando peças de aparência de obra múltipla, ainda que um exame acurado revele a individualidade de cada uma.
Cildo Oliveira nasceu em Pernambuco, mas fixou o seu atelier em São Paulo, onde desenvolve a principal parte de suas atividades.
Foto: Ed Tindou